STF suspende julgamento do IR sobre pensão alimentícia

O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu o julgamento que analisava se é válida a incidência de imposto de renda (IR) sobre valores recebidos, como pensão alimentícia.

A ação foi proposta pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), em 2015.

A interrupção do julgamento ocorreu após um pedido de destaque feito pelo ministro Gilmar Mendes e, segundo a assessoria de imprensa da Corte, não há data para que a questão volte a ser apreciada.

Seis, dos onze ministros, já haviam votado para afastar a tributação e declarar inconstitucional a tributação na verba alimentícia, formando maioria.

Este benefício é dado, geralmente, a genitores, separados, e com filhos pequenos – sob os repasses incide uma alíquota de até 27,5% de IR.

A procedência desta Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI 5.422, caso a maioria dos ministros conclua pela inconstitucionalidade da incidência, pode gerar a perda de arrecadações de R$1 bilhão anual para os cofres da União, segundo dados da Advocacia-Geral da União (AGU).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também

Posts Relacionados

Cível

Cuidados com a Black Friday

Com a chegada da tão esperada Black Friday, o consumidor deve estar informado de todos os seus direitos, para evitar cair em golpes. Como bem

Mensagem Enviada com sucesso!

Em breve responderemos você.

Nos utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência. Lembrando de suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar e Fechar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies.