Congresso derruba veto ao Refis das empresas do Simples e é promulgada lei complementar nº 193

O Congresso Nacional rejeitou, em 10/03/2022, o veto presidencial ao projeto de lei que cria um programa de refinanciamento de dívidas tributárias para as micro e pequenas empresas enquadradas no regime tributário do Simples Nacional. Desse modo, foi promulgado, em 17/03/2022, a Lei complementar nº 193 que rege sobre o Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (RELP).

As empresas inadimplentes precisam fazer o primeiro pagamento ainda em março para não serem descredenciadas desse regime especial.

Mas o que é o Simples?

O Simples é um modelo em que as micro e pequenas empresas pagam seus impostos de forma simplificada, numa guia única. Para se enquadrarem, contudo, essas firmas e microempreendedores individuais (MEI) precisam estar todos os anos com seus tributos em dia. Então, se estiverem inadimplentes em 31 de janeiro, serão excluídas. O prazo, este ano, já foi prorrogado até 31 de março pelo Conselho Gestor do Simples por causa da pandemia.

O prazo de adesão será de 60 dias a partir da promulgação da lei, e poderão ser parceladas as dívidas vencidas até o mês anterior à vigência da lei (fevereiro, portanto). O tamanho do desconto nos encargos legais, como multa e juros, dependerá da queda de faturamento registrada entre março a dezembro de 2019, antes da pandemia.

A empresa terá que quitar uma entrada para fazer a adesão, em até oito parcelas, que ficará entre 1%, para quem teve queda de faturamento de mais de 80%, a 12,5%, para quem não perdeu receita durante a crise. Após isso, o parcelamento poderá ser de até 180 meses, com os descontos também proporcionais à perda de receita na pandemia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também

Posts Relacionados

Cível

Cuidados com a Black Friday

Com a chegada da tão esperada Black Friday, o consumidor deve estar informado de todos os seus direitos, para evitar cair em golpes. Como bem

Mensagem Enviada com sucesso!

Em breve responderemos você.

Nos utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência. Lembrando de suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar e Fechar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies.