Lei que suspende despejos durante a pandemia é promulgada

O Presidente Jair Bolsonaro publicou, no Diário Oficial, dia 08 de outubro de 2021, a Lei 14.216/21, que estabelece a suspensão dos processos e procedimentos envolvendo despejo no país até dia 31 de dezembro do corrente ano.

A medida serve também para as ocupações urbanas que surgiram até 31 de março e abrange ordens de despejos proferidas antes mesmo do período de calamida pública, que entrou em vigor em 20 de março de 2020.

A lei, ainda, determina que, após o período da suspensão, as autoridades devem adotar soluções para conflitos fundiário baseadas na mediação, conforme determinam as Resoluções 10/2018 e 17/2021 do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) e a Recomendação 90/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Para isso, o locatário deve comprovar a piora de sua situação financeira a partir da adoção de medidas de enfrentamento da pandemia. É o caso da perda de emprego ou redução de salário a ponto de impossibilitar o pagamento do aluguel e dos demais encargos. A lei se aplica aos contratos de aluguel residencial de até R$ 600,00 (seiscentos reais) e comercial de até R$ 1.200,00 (hum mil e duzentos reais).

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Veja também

Posts Relacionados

Mensagem Enviada com sucesso!

Em breve responderemos você.

Nos utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência. Lembrando de suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar e Fechar”, você concorda com a utilização de TODOS os cookies.